Hemorroidas
O Que São Hemorroidas?
As hemorroidas são vasos dilatados e tortuosos situados na parede da parte inferior do reto e ânus. Os vasos incham devido ao aumento da pressão e as hemorroidas podem ser tanto internas como externas.
Externas
São hemorroidas que ocorrem sobre a região anal, em sua parte mais externa, perto do ânus e cobertas por pele muito sensível. Geralmente são indolores, mas que se tornam doloridas e inchadas com o desenvolvimento de coágulos de sangue. Podem gerar sangramento com o seu rompimento.
Internas
Desenvolvem-se na parte interna do ânus podendo se manifestar apenas por um sangramento sem dor. Em casos um pouco mais avançados aparecem como um inchume na região, principalmente durante ou após a evacuação. Manifestam-se com ou sem dor.
Causas
Geralmente existe um fator hereditário, também ocorre em pessoas com problemas para evacuar ou que realizam grandes esforços físicos. Em muitos casos não se encontram a causa.
Sintomas
Sangramento durante a evacuação (geralmente vivo e separado das fezes). Inchumes na região anal durante a evacuação, doloridos ou não. Umidade ou prurido anal.
Hemorroidas causam Câncer?
Não. Hemorroidas não causam câncer, porém os sintomas das hemorroidas (particularmente o sangramento) são similares aos do câncer intestinal. Portanto é importante que sejam sempre investigados por um especialista. Nunca se automedique.
Como as Hemorroidas podem ser tratadas?
Medidas simples como o aumento na ingesta de fibras alimentares ( frutas, vegetais e cereais) ou líquidos em abundância. Evitar grandes esforços físicos. Isso auxilia um pouco no controle da doença, mas na maioria das vezes as hemorroidas devem ser tratadas pelo especialista, pois um atraso na terapia poderá exigir posteriormente procedimentos maiores.
​
Existem tratamentos mais eficazes, rápidos e na maioria das vezes indolores que são facilmente realizados a nível de consultório. Exemplo: Coagulação pelo infravermelho, escleroterapia, ligadura elástica ou a retirada de trombo hemorroidário.
​
Novos Tratamentos: Tratamentos como PPH e o THD frequentemente são utilizados para casos de doenças hemorroidárias avançadas. De maneira geral causam um menor desconforto do que a cirurgia tradicional (com cortes) das hemorroidas.
​
As pessoas de maneira geral, portadoras de sintomas de hemorroidas costumam sofrer em silêncio, por longo tempo, antes de procurarem auxílio médico. Muitas vezes devido ao medo, vergonha, tabus, etc. Cerca de 50% da população teve, tem ou terá hemorroidas.
​
Vários problemas na região anal são freqüentemente confundidos com hemorroidas. Ex: fissuras, fístulas, pólipos intestinais ou até mesmo o Câncer intestinal. Por isso não se automedique com pomadas, medicamentos, conselhos, etc. Procure sempre uma avaliação médica. Fazendo isso o seu sofrimento poderá ser minimizado ou, em casos mais sérios até uma vida poderá ser salva.
Tratamento das Hemorroidas:
Hemorroidas Externas: Tratamento local, de efeito imediato, sem necessidade de sedação anestésica. Geralmente é necessário apenas um anestésico local.
Hemorroidas Internas: São tratadas da seguinte maneira:
Infravermelho
Tratamento local com jato de luz infravermelho no momento da consulta. Uma aplicação dura entre 15-30 segundos.
THD
É uma nova técnica de tratamento de hemorroidas. O tratamento é realizado de maneira ambulatorial. É um procedimento minimamente invasivo, sem a necessidade de cortes cirúrgicos. O retorno às atividades normais é bem mais rápido do que com os métodos tradicionais de cirurgia de hemorroidas. É necessário o uso de sedação.
PPH
Geralmente indicado em casos de hemorroidas internas de grau mais avançado (2, 3 e 4) de maneira a não precisar corrigir o problema com a cirurgia convencional. A recuperação do paciente com esta forma de tratamento geralmente é mais rápida, menos incomoda, sem necessitar hospitalização. É necessário o uso de sedação.
Tratamento Cirúrgico: A cirurgia tradicional, chamada Hemorroidectomia, isto é, a remoção completa das Hemorroidas, é raramente necessária de ser realizada. Na maioria dos casos, as Hemorroidas são tratadas pelos métodos expostos anteriormente.